segunda-feira, 29 de novembro de 2010

CASSETA!!!


Depois de a Globo anunciar oficialmente o fim do humorístico “Casseta & Planeta, Urgente”, que estava no ar desde 1992, os integrantes do programa se manifestaram sobre o desfecho da atração no Twitter e garantiram que estarão de volta à tela da Globo ainda em 2011.
Hélio de La Pena aproveitou a internet para agradecer aos telespectadores que acompanharam o humorístico por tanto tempo. “Pra galera que curte o nosso trabalho, agradeço o carinho. Dezenove anos liderando a audiência do horário. Vamos dar um tempo, voltaremos em breve”, anuncia o comediante, que imita personalidades como Barack Obama e Glória Maria.
Já Cláudio Manoel, que deu vida aos populares personagens Seu Creysson e Carlos Maçaranduba, esclareceu o motivo do fim do programa. “Esclarecendo: Sorry pra quem acha que acabamos. Pedimos um tempo. Não queríamos renovar pra fazer mais do mesmo, mas estaremos de volta em 2011”. Ele ainda revelou que o grupo tem contrato até 2013 com a emissora e alfinetou os internautas que comemoram o fim do “Casseta”. “Estão comemorando o fim: A gente volta ainda em 2011… podem se matar agora”.
O cancelamento ganhou um comunicado oficial, com muito bom humor, no site da atração. “O programa ’Casseta & Planeta, Urgente!’ entrará em férias coletivas a partir de 22 dezembro de 2010. O grupo Casseta & Planeta permanece unido e coeso em torno dos mesmos ideais e retornará às suas atividades normais em 2011, totalmente rejuvenescido, botocado e siliconado”, diz a nota.

Origem EMO!*



Emo ou Emocore (abreviação do inglês emotional hardcore) é um gênero de música derivado do hardcore punk. O termo foi originalmente dado às bandas do cenário punk de Washington, DC que compunham num lirismo mais emotivo que o habitual.

Existem várias versões que tentam explicar a origem do termo "emo", como a que um fã teria gritado "You´re emo!" (Você é emo!) para uma banda (os mitos variam bastante quanto a banda em questão, sendo provavelmente o Embrace ou o Rites of Spring).
No entanto, a versão mais aceita como real é a de que o nome foi criado por publicações alternativas como o fanzine Maximum RocknRoll e a revista de Skate Thrasher para descrever a nova geração de bandas de "hardcore emocional" que aparecia no meio dos anos 80, encabeçada por bandas da gravadora Dischord de Washington DC, como as já citadas Embrace e Rites of Spring, além de Gray Matter, Dag Nasty e Fire Party.
Nesta época, outras bandas já estabelecidas de hardcore punk, como 7 Seconds, Government Issue e Scream também aderiram à esta onda inicial do chamado "emocore", diminuindo o andamento, escrevendo letras mais introspectivas e acrescentando influências do rock alternativo de então.
É importante lembrar que nenhuma destas bandas jamais aceitou ou se autodefiniu através deste rótulo. A palavra "Emo" é vista como uma piada ou algo pejorativo e artificial.
O gênero (ou pelo menos o clássico estilo de Washington, o DC vocais abrasivos e passionais².
Após a supervalorização inicial da intensidade e da sonoridade caótica, o emotional hardcore sofreu um processo de "desacelaração". As bandas Sunny Day Real Estate e Mineral basearam seu estilo no Rites of Spring, outra banda do gênero emo.

Chegada ao Brasil

No Brasil, o gênero se estabeleceu sob forte influência norte-americana em meados de 2003, na cidade de São Paulo, espalhando-se para outras capitais do Sul e do Sudeste, e influenciou também uma moda de adolescentes caracterizada não somente pela música, mas também pelo comportamento geralmente emotivo e tolerante, e também pelo visual, que consiste em geral em trajes pretos, trajes listrados, Mad Rats (sapatos parecidos com All-Stars), cabelos coloridos e franjas caídas sobre os olhos. Porém, os fãs das bandas emo no Brasil até então conhecidos faziam parte do estilo HxCx, e a criação dos modernos esteriótipos sobre os mesmos, como as franjas, se deu a partir do começo do Século XXI. Fãs modernos das bandas de emotional hardcore do Século passado geralmente são membros da subcultura Indie, pois existe uma polêmica de que as bandas tidas no senso-comum como Emotional Hardcore são na verdade Pop Punk ou pertencentes a outros gêneros, ao mesmo tempo chamando o emotional hardcore do Século passado de Real Emo, sendo o anterior considerado superior por motivos que variam desde seus temas mais artísticos e mais profundos, até um instrumental de melhor qualidade e complexidade. Isso explica a diferença entre fãs de "estilo Emo" e fãs da subcultura Indie. Entretanto, o conhecimento do Real Emo ainda pertence a um Universo extremamente alternativo.
 Devido ao surgimento e ascensão mainstream de bandas de Pop punk — e não Emo, mas rotuladas como tal por quase toda a sociedade — com nível de qualidade musical questionável segundo certos grupos de fãs de outros gêneros de Rock, os mesmos associam os fãs de Emo a depressivos de orientação sexual questionável (o que segundo eles é um motivo para as manifestações de ódio) e os fãs de Emo segundo o estereótipo sofrem de agressões verbais, em alguns casos até mesmo agressões físicas[1]. O ódio cresce no Brasil mais rapidamente que o gênero musical Emo, que encontra-se ainda praticamente desconhecido por todo o mundo, ao contrário das bandas de Pop punk rotuladas como Emo e da subcultura que imagina-se como um estereótipo dos fãs de Emo. Como o Brasil é um dos países campeões mundiais em homofobia, o ódio às citadas bandas e subcultura se tornou um grande alvo de polêmica da sociedade, que em sua maioria passou a concordar com os grupos anti-Emo. Fenômenos parecidos se formaram no México, nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Alemanha, na Polônia e na Rússia, nas 3 últimas os membros da "subcultura Emo" são frequentemente visados por ataques praticados por grupos neonazistas

Emo (Emocore)
Informações gerais
Origens estilísticas Hardcore punk
Indie rock
Contexto cultural Metade da década de 1980, Washington, DC nos Estados Unidos
Instrumentos típicos VozGuitarraBaixoBateria
Popularidade Underground nos Estados Unidos durante a década de 1980 e grande popularidade nos anos 2000
Subgêneros
Hardcore emo - Emo-violence
Gêneros de fusão
Screamo
Cenas regionais
Washington DC, Minneapolis, Midwestern emo
Outros tópicos
Punk rock - Rock alternativo

segunda feira

A segunda-feira, é considerada o segundo dia da semana, seguindo o domingo e precedendo a terça-feira.
1° dia 2° dia 3° dia 4° dia 5° dia 6° dia último dia
Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado
Por ordenação de trabalho e lazer e pela normalização ISO[1], a segunda-feira é considerada o primeiro dia da semana, sendo assim na maioria dos calendários em todo o mundo[2].

1° dia 2° dia 3° dia 4° dia 5° dia 6° dia último dia
Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Domingo
A palavra é originária do latim Secunda Feria, que significa "segunda feira", e de mesma acepção existe em galego (segunda feira), mirandês (segunda) e tétum (loron-segunda).
Povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses dedicando este dia ao astro Lua o que originou outras denominações, em espanhol diz-se lunes e no italiano lunedì, com o significado de Lua e dia da Lua. Outros povos reverenciavam deuses mitológicos, em inglês diz-se monday e em alemão montag, que significam dia da Lua.
Na cultura popular, é considerado o dia mais "aborrecido" da semana pois é o primeiro dia de trabalho após o fim de semana. Por tal razão há uma petição para agregar a segunda-feira ao fim-de-semana.[3]Igreja Católica, a segunda-feira é o dia para se rezar por todos os defuntos. Para a
Os nomes dos dias da semana em português têm a sua origem na liturgia católica. Na maior parte das outras línguas, a sua origem são nomes de deuses pagãos e deuses mitológicos aos quais os dias eram dedicados.

Idioma Nome Significado
Espanhol Lunes Lua
Catalão Dilluns Dia da Lua
Alemão Montag
Holandês Maandag
Inglês Monday
Dinamarquês Mandag
Dousha Yuuna
Esperanto Lundo
Norueguês Mandag
Sueco Måndag
Francês Lundi
Italiano Lunedì
Romeno Luni Lua
Japonês 月曜日 (Getsuyôbi) Dia da Lua
Chinês 星期一 (xīng qī yī) Um da semana
Basco Astelehen Primeiro da semana
Latim clássico Dies lunae Dia da Lua
Grego moderno Δευτέρα Segunda [da semana]
Persa دوشنبه dochanbe Segundo dia [da semana]

faltam 32 dias para acabar o ano

29 de Novembro (português europeu) ou 29 de novembro (português brasileiro) (AO 1990: 29 de novembro) é o 333º dia do ano no calendário gregoriano (334º em anos bissextos). Faltam 32 para acabar o ano.

SEEMPRE LINKIN PARK

O cd 2010 da banda já e considerado um dos melhores do mundo .. publicado pela revista LOVE ROCK.....

 

AS 2 MELHORES BANDAS DA ATUALIDADE=SCRACHO E GLORIA.... SE TIVER + COMENTE...

QUERO VER BARACO!! MESMO ....

Saiu no blog do Daniel Castro: a Globo, através do diretor Boninho, decidiu que a próxima edição do Big Brother Brasil terá algumas regras mudadas. Ou melhor, afrouxadas. O monopólio do “Ice” (bebida em que a vodka é diluída no suco de limão) acabará, dando espaço também para outras bebidas mais fortes e misturas feitas pelos próprios participantes.  Outra questão polêmica é a possibilidade do fim da proibição da agressão física. Até agora, um candidato que agredisse o outro seria eliminado. Para o diretor, os jogadores já são adultos: “Vai valer tudo, até porrada.”.

ISSO É FODA!!!

Além da guerra carioca em si, outra guerra se desenrola paralelamente, a da Globo e Record pela audiência com a cobertura do front. Ontem, a Globo deitou e rolou à tarde.
Segundo o jornalista Lauro Jardim, hoje de manhã a Record reagiu. De 8h30 às 9h30, usou todo o espaço do Fala Brasil para transmitir informações do conflito no Morro do Alemão. Enquanto isso, a Globo mandava Ana Maria Braga ao ar. Resulado: a Record marcou média de dezesseis pontos contra nove da Globo no Rio de Janeiro, segundo o Ibope.
Agora há pouco, a Globo, também no Rio de Janeiro, passou a transmitir informações sobre a cidade e o conflito ao vivo – numa edição especial do telejornal local que, aparentemente, vai se estender por toda a manhã pelo menos. E já recuperou a liderança.

O SEGREDO FOI REVELADO!


Maitê Proença tem usado seu blog pessoal para atualizar seus fãs e admiradores sobre sua vida pessoal e carreira. Na quinta-feira (25), atriz de Passione, da Globo, contou que esteve de passagem por São Paulo para assistir ao show de Paul McCartney, além de visitar algumas galerias de arte. “Fiquei por São Paulo investigando artistas novos das artes plásticas, resolvi me ligar nisso, conhecer melhor, mergulhar de cabeça. Tem uma gente excepcional despontando aí pra ficar, artistas como Tatiana Blass, Rodrigo Bivar. Recomendo um passeio pelas grandes galerias, tem tanta gente surgindo com força. E há os já consagrados, Cildo Meireles, Waltercio Caldas, Tunga”.
Por causa destes últimos dias, a atriz contou que lhe restou pouco tempo para estudar Stela, sua personagem na trama de Silvio de Abreu. No post, a atriz revelou de que maneira costuma memorizar seus textos.
“Por conta dessa folia muito enriquecedora, mas que ocupa mente alma e horas dos dias, a semana encurtou e sobrou pouco tempo pra estudar a Stela sofrendo, amando, se entregando em sacrifício com responsável pela morte de Saulo. Amanhã gravo 21 cenas densas, ui, a cabeça está uma maçaroca. Dei uma pausa pra falar com vocês e volto agora para meu escritório. Decoro em voz alta, me dilacero, choro – sozinha entre quatro paredes. Depois querem que a gente seja normal…”, conclui a atriz.

+ UM PROGRAMA BOM Q VAI ACABAR !!!! AS EMISSORAS ESTÃO DOIDAS!!!

Programa que revelou Marcelo Adnet, o “15 Minutos”, da MTV, vai sair do ar em 2011. A produção do programa já foi avisada e já estão gravadas edições inéditas da atração para ir ao ar até o fim do ano. Adnet, que acabou de renovar contrato com a MTV por um ano, vai comandar outro programa, que está em fase de desenvolvimento. O “15 Minutos” estreou em março de 2008.

Leslie Nielsen

Ator ficou famoso por comédias como 'Corra que a polícia vem aí'.

O ator Leslie Nielsen morreu neste domingo (28) aos 84 anos em um hospital de Ft. Lauderdale, no estado americano da Flórida, informou o site de notícias sobre celebridades TMZ. O canadense teria morrido de complicações devido a uma pneumonia.
A notícia foi divulgada pela rádio canadense CJOB, com informações de um sobrinho de Nielsen. O TMZ confirmou com o agente do ator.
Nielsen foi um dos protagonistas do clássico "O Planeta Proibido", de 1956, no qual interpretou o capitão da nave espacial. Depois, estrelou "O Destino do Poseidon", de 1972.
Mas ator é lembrado  especialmente por seus papéis cômicos em filmes como  Apertem os cintos, o piloto sumiu!" (1980), "Corra que a polícia vem aí" (1988) – e as sequências "Corra que a Polícia Vem Aí 2½" (1991)" e "Corra que a Polícia Vem Aí 33⅓" (1994) –, "Drácula - morto, mas feliz" (1995), "Duro de espiar" (1996), "Mr. Magoo" (1997), além de ter participado da série "Todo mundo em pânico".

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Campus piranhas fica pronto emm fevereiro de 2011


Reitor e pró-reitores durante visita às obras do Campus Piranhas
O reitor do Instituto Federal de Alagoas, Sérgio Teixeira visitou  os campi do  Ifal em Piranhas e Santana do Ipanema, municípios localizados no alto sertão alagoano. O objetivo de ter conhecimento do andamento das obras do futuro campus de Piranhas e  aprovar a cessão de um terreno pela prefeitura de Santana do Ipanema para construção da unidade do instituto naquele município.
Em Piranhas, o reitor, pró-reitores e equipe de engenharia visitaram as obras  erguidas no antigo Clube Atalaia que foi cedido pela Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco)  e constataram avanços na edificação.Segundo o reitor Sérgio Teixeira  a entrega está previsto para fevereiro de 2011, quando alunos e professores iniciarão o  próximo ano letivo  já no campus Piranhas.As obras doCampus Penedo também têm conclusão prevista para fevereiro do ano quevem.
 Em Santana do Ipanema, um terreno com 50 hectares foi mostrado por técnicos do município, localizado no povoado de Sementeira a 1km e 800m da BR316 com fácil acesso. Com uma topografia dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Educação, a área foi aprovada pela Reitoria e, desta vez serão adotados os procedimentos para início das obras.

Tudo q e bom, acaba!!!

Simone Marinho

No ar na Globo desde 1992, o “Casseta & Planeta, urgente!” sairá da grade da emissora em dezembro, ao fim desta temporada. Os humoristas pediram à direção da Globo para pensar um novo projeto, a princípio para 2011. É o fim do programa, mas o grupo continua. Seus integrantes são amigos desde a adolescência e querem continuar trabalhando juntos.
A decisão foi comunicada agora à tarde à equipe técnica da atração.
O grupo apresentará um novo projeto coletivo. Mas, enquanto isso, nada impede que os humoristas apareçam individualmente na grade da Globo (como aconteceu na série de Marcelo Madureira para o “Fantástico”).

O rapper branco!!!

Eminem logo.svg
Eminem performing live at dj hero party.jpg
Eminem em atuação ao vivo no ano de 2009.
Informação geral
Nome completo Marshall Bruce Mathers III
Apelido Eminem
Slim Shady (alter ego)
Data de nascimento 17 de outubro de 1972 (38 anos)
St. Joseph, Missouri
Origem Detroit, Michigan
País  Estados Unidos
Gêneros Rap
Ocupação Rapper, produtor, ator, compositor
Instrumentos vocal
Período em atividade 1995 - atualmente
Gravadora(s) Bassmint, Mashin' Duck, Web Entertainment, Interscope, Aftermath, Shady
Afiliações Dr. Dre, D12, Royce da 5'9", 50 Cent, Obie Trice, Jay-Z
Página oficial www.eminem.com

Gabarito definitivo -ifal -campus piranhas

Letra da musica morena do SCRACHO



E agora vem dizer, morena
Que você não quer ser mais a minha pequena
E que prefere dormir e acordar
Nos braços de um outro alguém
Sabe, eu sei que errei
Quando eu te escondi a verdade
E demorei, mas tô aqui e a saudade
Não me deixou te esquecer,
Não é assim que tem que ser
É o fogo da lembrança é o que me aquece
Já fiz de tudo pra que um dia 'cê regresse
Me declarei como se fosse uma prece
E se eu pudesse faria você feliz
E agora vem dizer, morena
Que você não quer ser mais a minha pequena
E que prefere dormir e acordar
Nos braços de um outro alguém
E agora vou dizer, morena
Que o passado não é mais nenhum problema
Estou fadado a sonhar acordado
Pensando em te ver sorrir
E eu me lembro
De nós dois juntos deitados na sua cama
Minha camisa te servia de pijama
A gente ria sem parar, pensava em se casar
E aquele beijo lá pro fim de julho
Se fez silêncio em meio a tanto barulho
Eu sei que errei e me arrependo, mas te juro
Não vou viver se não te namorar
E agora vem dizer, morena
Que você não quer ser mais a minha pequena
E que prefere dormir e acordar
Nos braços de um outro alguém
E agora vou dizer, morena
Que o passado não é mais nenhum problema
Estou fadado a sonhar acordado
Pensando em te ver sorrir
(No i dont wanna wait.. i dont wanna wait in vain for you love)
Sabe lá quem vai
Nesse leva-e-traz
Ser feliz ao te dizer
Te Amo
E agora vem dizer, morena
Que você não quer ser mais a minha pequena
E que prefere, dormir e acordar
Nos braços de um outro alguém
E agoravou dizer, morena
Que o passado não é nenhum problema
Estou fadado, a sonhar acordado
Pensando em te ver sorrir
Lárárá, rárá
Lárárá, rárá
Lárárá, rárá rárá
Lárárá, rárá
Lárárá, rárá
Lárárá, rárá
Ser feliz ao te dizer
Morena

scracho

 
Scracho
Informação geral
Origem Rio de Janeiro, RJ
País Brasil
Gêneros Reggae
Ska
Pop rock
Período em atividade 2006 – atualmente
Gravadora(s) EMI
Página oficial www.scracho.com.br
Integrantes
Diego Miranda
Gabriel Leal
Caio Corrêa
Debora Teicher

o melho filme musical teen

HIGH SCHOOL MUSICAL
1,2 e 3.



quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Australia

O Fórum das Ilhas do Pacífico é uma organização inter-governamental que visa reforçar a cooperação entre os países independentes do Oceano Pacífico e representar os seus interesses. Foi fundada em 1971 como Fórum do Pacífico Sul. Em 2000, o nome foi mudado; Fórum das Ilhas do Pacífico é mais abrangente do Fórum da Oceania, que mede a adesão do lado norte e os países insulares do Pacífico Sul e Austrália.
Os membros do Fórum membros são: Austrália, Ilhas Cook, Estados Federados da Micronésia, FijiKiribati, Ilhas Marshall, Nauru, Nova Zelândia, Niue, Palau, Papua Nova Guiné, Samoa, Ilhas Salomão e ilhas Tonga, Tuvalu e Vanuatu. Desde 2006, os membros associados são a Nova Caledônia e a Polinésia Francesa.[1] (suspenso em 2 de Maio de 2009),
As decisões do fórum são implementadas pelo Secretariado do Fórum das Ilhas do Pacífico. Bem como o seu papel na concertação de posições regionais em várias questões políticas e de diplomacia, o Secretariado do Fórum tem programas de técnico em desenvolvimento econômico, transporte e comércio. O Secretário-Geral Fórum das Ilhas do Pacífico é o presidente permanente do Conselho de Organizações Regionais do Pacífico (CROP).
A Nova Zelândia e a Austrália são muito maiores em população (com exceção da Papua Nova-Guiné) e muito mais ricos do que os outros pequenos, pobres e, em alguns casos, completamente empobrecidas nações insulares que compõem o resto do fórum. Eles são doadores importantes e grandes mercados para as exportações (por exemplo, através de um acordo de tarifas preferenciais as exportações de têxteis a partir de Fiji para a Austrália). A população da Austrália é de cerca o dobro que a dos outros 15 membros combinados e sua economia é cinco vezes maior superior. Nas Ilhas Salomão (2003 -) e NauruDeclaração de Biketawa, que foi adotada na Cúpula de 31 Líderes do Fórum das Ilhas do Pacífico, realizada em Kiribati, em outubro de 2000. (2004-2009), forças militares e policiais, principalmente da Austrália e Nova Zelândia, fizeram recentemente parte da manutenção da paz regional e operações de estabilização. Tais esforços regionais estão mandatados pela

Biologia =ANNELIDEOS E MULUSGOS


FILO ANNELIDEO
Vulgarmente chamam-se anelídeos (Annelida - do latim annelus, pequeno anel + ida, sufixo plural) aos vermes segmentados - com o corpo formado por "anéis" - do filo Annelida como as minhocas (oligoquetas), poliquetas e sanguessugas (hirudíneos). Existem mais de 15.000 espécies destes animais em praticamente todos os ecossistemas, terrestres, marinhos e de água doce. Encontram-se anelídeos com tamanhos de menos de um milímetro até mais de 3 metros.
Os anelídeos são animais com corpo alongado, segmentado, triblásticos, protostómios e celomados, ou seja, com a cavidade do corpo cheia de um fluido onde o intestino e os outros órgãos se encontram suspensos e com Simetria Bilateral.
Os oligoquetas e os poliquetas possuem celomas grandes, mas, nas sanguessugas, o celoma está preenchido por tecidos e reduzido a um sistema de estreitos canais; em alguns arquianelídeos o celoma está completamente ausente. O celoma pode estar dividido numa série de compartimentos por septos. Em geral, cada compartimento corresponde a um segmento e inclui uma porção dos sistemas nervoso e circulatório, permitindo-lhes funcionar com relativa independência.
Cada segmento está dividido externamente em um ou mais anéis, é coberto por uma cutícula segregada pela epiderme e, internamente, possui um fino sistema de músculos longitudinais. Estas características são parcialmente comuns aos nemátodos e aos artrópodes e, por isso, eles foram durante algum tempo colocados no mesmo grupo sistemático, o filo Articulata, mas estudos mais recentes revelaram que essas características devem ser consideradas como convergências evolutivas.
Nas minhocas (Oligochaeta), os músculos são reforçados por lamelas de colagénio; as sanguessugas (Hirudinea) têm uma camada dupla de músculos, sendo os exteriores circulares e os interiores longitudinais.
A maioria dos anelídeos possui, em cada segmento, um par de cerdas, mas os Polychaeta (as minhocas marinhas) possuem ainda um par de apêndices denominados pseudópodos (ou "falsos pés").
Na extremidade anterior do corpo, antes dos verdadeiros segmentos - a cabeça -, encontra-se o protostómio onde se encontram os olhos e outros órgãos dos sentidos. Por baixo, encontra-se o peristómio, onde está a boca. A extremidade posterior do corpo é o pigídio, onde está localizado o ânus e os tecidos que dão origem a novos segmentos durante o crescimento.
Muitos poliquetas possuem órgãos de sentidos bastante elaborados, mas as formas sésseis muitas vezes apresentam tentáculos em forma de pluma, que eles utilizam para se alimentarem. Para além disso, muitas espécies têm fortes maxilas, por vezes mineralizadas com óxido de ferro.
O tubo digestivo é bastante especializado, devido à variedade das dietas, uma vez que muitas espécies são predadoras, outras detritívoras, outras alimentam-se por filtração, outras ainda ingerem sedimentos, dos quais o intestino tem de separar a parte nutritiva; finalmente, as sanguessugas alimentam-se de sangue de outros animais, por sucção.
O sistema vascular é composto por um vaso sanguíneo dorsal que leva o "sangue" no sentido da "cauda" e outro ventral, que o traz na direcção oposta.
O sistema nervoso é formado por um cordão ventral, a partir do qual saem nervos laterais em cada segmento.
A Sabela, a Sérpula e o Espirógrafo são anelídeos sedentários, e possuem numerosas sedas. Ligam-se ao solo através de um tubo feito do líquido que segregam e a que juntam areia e pedra. O Espirógrafo apresenta, tal como o seu nome indica, a forma de espiral.
Respiração
Através de brânquias nos poliquetas. e pela pele [cutânea] nos oligoquetas e hirudíneos.

Reprodução

A Forma de reprodução dos anelídeos varia de espécie para espécie, podendo ser tanto assexuada como sexuada. Um exemplo, são as minhocas que embora sejam animais hermafroditas, pode ou não ser necessário duas minhocas para a reprodução. Elas se unem de forma a ficarem os poros masculinos de uma encostados aos receptáculos seminais de outra, possibilitando, assim, a fecundação dos óvulos pelos espermatozóides. Caso a reprodução seja assexuada, os óvulos e os espermatozóides da própria minhoca (o receptáculo seminal está sem espermatozóide caso a reprodução seja assexuada) são liberados e agregados ao muco liberado pelo clitelo. O indivíduo formado é geneticamente igual ao seu progenitor.

MOLUSCOS

Os moluscos (do latim molluscus, mole) constituem um grande filo de animais invertebrados, marinhos, de água doce ou terrestres, que compreende seres vivos como os caramujos, as ostras e as lulas.
Tais animais têm um corpo mole e não-segmentado, muitas vezes dividido em cabeça (com os órgãos dos sentidos), um muscular e um manto que protege uma parte do corpo e que muitas vezes secreta uma concha. A maior parte dos moluscos são aquáticos, mas existem muitas formas terrestres como os caracóis.
A biologia dos moluscos é estudada pela malacologia, mas as conchas - ainda do ponto de vista biológico, não do ponto de vista dos coleccionadores - são estudadas pelos concologistas.
O filo Mollusca é o segundo filo com a maior diversidade de espécies, depois dos Artrópodes, (cerca de 93 000 espécies viventes confirmadas[1] e até 200 000 espécies viventes estimadas[2], e 70 000 espécies fósseis[3]) e inclui uma variedade de animais muito familiares. Essa popularidade deve-se, em grande parte, às conchas desses animais que servem como peças para coleccionadores. O filo abrange formas tais como as ostras, as lulas, os polvos e os caramujos.
Os moluscos são variados e diversos, incluindo várias criaturas familiares conhecidas pelas suas conchas decorativas ou como marisco. Variam desde os pequenos caracóis e amêijoas até ao polvo e à lula (que são considerados os invertebrados mais inteligentes). A lula-gigante é possivelmente o maior invertebrado, e, exceptuando as suas larvas e, para além de alguns espécimes jovens recentemente capturados, nunca foi observada viva. A lula-colossal poderá ser ainda maior.Uma lula-colossal foi encontrada congelada por pescadores.O comprimento da lula chegou a aproximadamente catorze metros e pesando cerca de 450 kilos.
Possuem um sistema digestivo completo (da boca ao ânus). Os gastrópodes e os cefalópodes apresentam uma estrutura chamada rádula, formada por dentículos quitinosos que raspam o alimento.
Os bivalves apresentam um estilete cristalino, responsável por colaborar na digestão ao libertar enzimas digestivas.
O sistema circulatório é aberto, com excepção dos cefalópodes, que exigem alta pressão por se locomoverem rapidamente.
Os moluscos também possuem uma grande importância nas cadeias alimentares, sendo detritívoros, consumidores de microrganismos, predadores de grandes presas (peixes, vermes...) e herbívoros (alimentando-se assim de algas e outras plantas).

Reprodução

Os moluscos podem ser hermafroditas ou apresentar sexos separados. Os espermatozoides podem ser liberados na água ou dentro do corpo da fêmea.
A fecundação pode ser externa onde o macho solta o espermatozóide e a femea o óvulo, os dois juntam dando origem ao índividuo ou a reprodução interna onde o espermatozoide é líberado no corpo da fêmea.

Classes

Existem dez classes de moluscos, oito que ainda vivem e duas que só são conhecidas através de fósseis.
Estas classes contêm as mais de 250 000 espécies de moluscos:
·                    Caudofoveata (habitantes de águas profundas; 70 espécies conhecidas);
·                    Aplacophora (parecidos com minhocas; 250 espécies);
·                    Polyplacophora (cabeça pequena, sem tentáculos nem olhos; 600 espécies);
·                    Monoplacophora (habitantes de fundos oceânicos; 11 espécies);
·                    Bivalvia (ostras, amêijoas, mexilhões, conquilhas, etc.; 8000 espécies);
·                    Scaphopoda (concha carbonatada aberta dos dois lados; 350 espécies, todas marinhas);
·                    Gastropoda (corpo protegido por concha e cabeça bem definida; entre 40 000 e 50 000 espécies);
·                    Cephalopoda (lula, polvo, nautilus; 786 espécies, todas marinhas);
·                    Rostroconchia (prováveis ancestrais dos bivalves;entre outros; cerca de 1000 espécies);
·                    Helcionelloida (fósseis; parecidos com caracóis).