A ESA (Agência Espacial Europeia) revelou nesta terça-feira que a nave Mars Express encontrou fortes evidências de que uma parte da superfície de Marte já esteve coberta por um oceano. Através de radar, a sonda detectou reminiscências de sedimentos de fundo oceânico.
De acordo com a cientista Jéremie Mouginot, do IPAG (Instituto de Planetologia e Astrofísica de Grenoble), os estudiosos reuniram dois anos de estudos pata descobrir que as planícies do norte estão cobertas de um material de baixa densidade.
"A interpretação que fazemos é de que se trata de depósitos sedimentários, talvez ricos em gelo," diz Mouginot. "Isto é uma nova e forte evidência de que naquela região já existiu um oceano."
Já havia suspeitas de que terá havido oceanos em Marte e já tinham sido identificadas reminiscências de uma costa, em imagens captadas por várias naves. No entanto, o assunto mantém-se controverso.
Foram propostos dois oceanos: um há 4 mil milhões de anos, quando o clima era mais quente, e outro há 3 mil milhões de anos quando o gelo por baixo da superfície derreteu, seguindo-se de um forte impacto, que criou canais de escoamento que conduziram a água para áreas mais baixas.
Fonte: bande.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário