terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Entre o lixo e o natal!!!

Apenas 1,5% do lixo produzido em Natal é separado para a reciclagem

Somente Natal produz diariamente 687 toneladas de resíduos sólidos. Desse total, 677 toneladas vão para o aterro de Ceará-Mirim e 10 t são separadas para a reciclagem.

 Natal produz diariamente 687 toneladas de lixo, mas somente 1,5% desses resíduos são separados para a reciclagem. O restante fica no antigo “lixão” de Cidade Nova, que funciona atualmente como estação de transbordo. De lá, o lixo é levado para o aterro sanitário de Ceará Mirim.

Por mês, a coleta seletiva residencial, junto com o Programa Interno de Coleta Seletiva (PICS), consegue reunir em média 300 toneladas de material reciclável, ou seja, 10 t por dia.

Durante 30 dias, as cinco associações de catadores não atingem metade do lixo coletado diariamente pela Urbana. E além do lixo de Natal chegam mensalmente à estação de transbordo quatro mil toneladas de lixo de Parnamirim.

Desativado desde 2004, por não ter mais condições de receber resíduos sólidos, o “lixão” ainda é mantido como transbordo e depósito de entulhos e restos de podas.

As pessoas que chegam ao lixão, logo percebem uma grande quantidade de lixo voando. A área que faz o transbordo não contém uma tela de proteção, o que praticamente impossibilita os funcionários de trabalhar sem ser atingidos, como também espalha resíduos por todo local. Um problema.

Um caminhão chega, faz a aferição e descarrega o lixo. Outro carro leva o material e descarrega no aterro sanitário. É assim a rotina do lixão de Cidade Nova. O fluxo de carros não pára, o local funciona 24 horas e recebe em média 180 caminhões por dia.

“O transbordo acontece numa área pequena. Não devíamos receber nada de Parnamirim”, reclama um dos 60 funcionários do aterro.

Natal não tem tratamento adequado para o lixo

Nem mesmo a coleta e o armazenamento adequado dos resíduos acontecem como deveriam, o que faz da reciclagem uma realidade distante.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário