Duas características comuns a todos os aviões são a necessidade de um fluxo constante de ar pelas asas, para a sustentação da aeronave, e a necessidade de uma área plana e livre de obstáculos onde eles possam alcançar a velocidade necessária para decolar e alçar vôo, ou diminuí-la, no caso de uma operação de pouso. A maioria dos aviões, porém, necessita de um aeroportoinfra-estrutura para receber adequada manutenção e reabastecimento, e para o deslocamento de tripulantes, carga e passageiros. Enquanto a grande maioria dos aviões pousa e decolaágua (hidroaviões), outros são capazes de decolar e pousar tanto na água quanto em terra (aviões anfíbios) e alguns até mesmo sobre superfícies congeladas. dispondo de uma boa em terra, alguns são capazes de fazer o mesmo em corpos d'
O avião é atualmente o meio de transporte civil e militar mais rápido do planeta (Sem levarmos em conta os foguetes e os Ônibus Espaciais). Aviões a jato comerciais podem alcançar cerca de 900 km/h, e percorrer um quarto da esfera terrestre em questão de horas, e mesmo pequenos aviões monomotores são capazes de alcançar facilmente velocidades que giram em torno de 175 km/h ou mais em vôo de cruzeiro. Já aviões supersônicos, que operam atualmente apenas para fins militares, podem alcançar velocidades que superam em várias vezes a velocidade do som (340 m/s = 1224 Km/h).
No começo do século XX, o primeiro vôo numa máquina mais pesada do que o ar, capaz de gerar a potência e sustentação necessária por si mesmo, foi realizada. Porém, isto é um fato polêmico, já que no Brasil é creditado Alberto Santos Dumont, como o primeiro, enquanto que no resto do mundo se atribui esta façanha aos irmãos Wilbur e Orville Wright de origem norte-americana, sendo ignorado completamente, o verdadeiro inventor do avião Clément Ader, de origem francesa já que o mesmo era segredo militar e só se soube da sua existência muitos anos depois[Santos Dumont é creditado no Brasil como o responsável pelo primeiro vôo num avião. Porém, na maior parte do mundo, o crédito à invenção do avião é dado aos irmãos Wright, sendo a excepção a França em que o mesmo é creditado ao seu verdadeiro inventor Clément Ader9 de Outubro de 1890 que efectuou o primeiro voo de um mais pesado que o ar propulsionado a motor em
Nenhum comentário:
Postar um comentário